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BICICLETEIROS DO BRASIL
Código: 250860/28
Categoria: Educação e Inclusão Social
Autor(a): José Vieira Cabral
Carga horária: 50 horas
Por: R$ 38,00

DESCRIÇÃO:

1. ANATOMIA DA BICICLETA

2. Conserto de pneu:
ferramentas adequadas PARA
QUANDO O PNEU FURAR.

3. Consertos de bike.

4. Reformas de bike.

5. ACESSÓRIOS E FERRAMENTAS.

Introdução
  É com imensa satisfação que apresento a você Caro aluno, este Curso: Bicicleteiros do Brasil. Pois há uma grande necessidade de formar profissionais nessa área de mecânica ciclística para manter uma boa dinâmica ao veiculo de transporte de duas rodas.
A bicicleta é um veiculo usadíssimo na China e outros Países e inclusive soma-se também o Brasil – e, mormente nas pequenas cidades onde o solo é plano, favorecendo assim esse tipo de transporte de atração física.
A necessidade de locomoção para o trabalho, escola e etc., estimula as pessoas a optar pela a bicicleta, porque de um lado: são trabalhadores de baixa renda e, por outro lado nem sempre tem linhas de ônibus a preencher a extensão da distancia que perfaça o trajeto de sua casa ao local que precisam trabalhar ou estudar.

A bicicleta é também um veiculo satisfatório ao lazer de muitas pessoas que o tem por Hobby ou então, para exercícios físicos, necessários!
A cada dia mais, cresce o número de ciclistas no Brasil! E por essa razão é necessário que cresça também o número de Bicicleteiros para suprir as necessidades da Sociedade – e, particularmente a do profissional que dependa de seu oficio. (Apostila com ilustrações)...

Anatomia da bicicleta:
1  Selim   
2  Canote de selim   
3  Guidão   
4  Mesa   
5  Manetes de freio   
6  Cabos de aço   
7  Freio dianteiro   
8  Pneu   
9  Roda dianteira
10  Garfo
11  Pedal
12  Pedivela e engrenagem
13  Corrente
14  Roda livre e engrenagem
15  Freio traseiro
16  Quadro

2. Conserto de pneu:
ferramentas adequadas PARA
QUANDO O PNEU FURAR.

1. Alicate / Chave inglesa
2. Chave Phillips
3. Chave de fenda
4. Uma chave de boca regulável
5. Chaves fixas de 8 e 10 mm
6. Chaves Allen de 4, 5 e 6 mm.
7. Espátulas de tirar pneus
8. Chave de raios
9. Bomba de encher.
10. Kit: cola remendos e lixa.

Quando o pneu furar  

Solte o cabo dos freios,
Solte os freios,
Solte a roda
Coloque a corrente na menor engrenagem
Tire a roda
Use espátulas especiais e tire um dos lados do pneu para fora da roda.
Cuidado para não machucar a câmara de ar
Cuidadosamente tire-a
Depois de enchê-la com a bomba de ar, localize o furo.
Localizado o furo, usando uma lixa fina, lixe o local.
Isto tira a sujeira, preparando o local para o melhor contato com a cola.
Coloque a cola
Assim que a cola começar a secar, aplique o remendo de borracha e aperte firmemente.
Espere secar, recoloque a câmara de ar, reponha o pneu, monte a roda e as marchas.
Encha a câmara de ar e siga o caminho pedalando gostoso.

Instrução: 
Para ter acesso ao pneu danificado, remova a roda da bicicleta, usando uma chave de boca ajustável, afrouxe as porcas que mantém a roda no lugar. Para o pneu traseiro de uma bicicleta sem troca de marcha ou com 3 ou 5 marchas, remova o anel de freio fixado no quadro inferior da bicicleta; desparafuse o parafuso que prende o anel metálico e remova-o. Retire a roda do quadro da bicicleta.
Examine cuidadosamente a roda quanto a pregos, vidro ou outros objetos cortantes; remova qualquer objeto cortante inserido na trama e marque o ponto danificado com giz. Depois remova o pneu da roda. Retire o pneu da roda manualmente, se possível; aperte firmemente com os seus polegares para empurrar o pneu sobre o aro. Se não conseguir remover o pneu com as mãos, use alavancas de remoção de pneus de bicicleta. Não use chaves de fenda ou outra ferramenta afiada; você pode danificar os seus pneus.

Começando por um raio, insira cuidadosamente a extremidade reta de uma alavanca de remoção de pneus entre o aro e o pneu. Certifique-se de que esteja firmemente preso pela extremidade do pneu. Mantendo essa extremidade da alavanca de remoção de pneus no lugar, puxe a extremidade com a fenda para baixo e por trás do raio, e encaixe a fenda sobre o raio e enganche-a sobre o raio para manter toda a alavanca firmemente no lugar. Insira uma segunda alavanca no raio seguinte e repita o processo para remover mais pneu do aro. Repita, movendo as alavancas de remoção de pneu alternadamente ao redor do raio, até que consiga retirar todo o pneu do aro manualmente. Depois remova cuidadosamente a câmara do pneu, empurrando a válvula da câmara através do orifício no aro da roda e puxando devagar a câmara para fora da roda.

Use uma bomba de bicicleta para encher a câmara até ficar firme. Depois, com uma bacia de água, procure o vazamento na câmara. Segure uma parte da câmara inflada submersa e procure por bolhas de ar; vire a câmara dentro da água até localizar o vazamento. Confira a câmara toda, pode haver mais de um vazamento.